Elementos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio
Ambientes como restaurantes e cozinhas são mais propícios a sofrer com incêndios uma vez que trabalham com elementos inflamáveis.

A combinação de partículas de gordura e condensados de óleo, por exemplo, representa um grande risco, mas é possível prevenir-se contra essa tragédia, como apontam a ABNT NBR 14518.

As Normas Brasileiras, popularmente abreviadas como NBR, são um conjunto de regras aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o objetivo de regular o espaço de trabalho e suas ferramentas. No caso das NBR 14518, a ênfase se dá justamente ao controle ambiental e segurança contra acidentes envolvendo fogo.

Intocado por quase duas décadas, em 2019 o código para manutenção de sistemas de ventilação para cozinhas profissionais foi atualizado, e com ele as dicas de prevenção para que seu estabelecimento não sofra com o constante terror de um incêndio.

Os elementos de proteção e prevenção contra fogo são para a ABNT uma exigência necessária na composição do sistema de ventilação, assim como coifas, redes de duto, ventiladores e dispositivos para tratamento e compensação de ar exaurido.

Outro ponto delineado dentro das normas é a diferença entre proteção ativa e proteção passiva. Enquanto a primeira é composta apenas por medidas acionadas em ocasião de incêndio, como alarmes e extintores, a segunda diz respeito a aspectos de construção do maquinário, como a seleção do material, procedimento de fabricação e instalação.

É de grande importância na proteção ativa que o equipamento de segurança permaneça limpo e em bom estado, sempre pronto para detectar o foco de incêndio, acionar os agentes de extinção e desligar fontes de energia que possam oferecer maior perigo. Além disso, a norma ressalta que é necessário ter rápido e fácil acesso a qualquer máquina que ofereça risco.

A NBR 14518 indica também requisitos básicos para prevenção de incêndios, como implantação de um programa de limpeza e limite em extratores de gordura, tomadas elétricas instaladas fora do fluxo gasoso de equipamentos de cocção, rede de dutos de exaustão visíveis e longe de perigo e instalação de registros corta fogo.

É indispensável que sua cozinha esteja dentro das exigências feitas pela ABNT, não apenas porque tais normas garantem a segurança de empregados, clientes e estabelecimento, mas também porque são defendidas por lei, tornando seu descumprimento passível de multa.

Os produtos Arwek seguem as diretrizes da NBR 14518, corpo de bombeiros e vigilância sanitária. A tecnologia eletrostática de nossas coifas elimina 3X mais odores e fumaça e nosso sistema de proteção contra incêndio detecta o perigo logo no início da chama, extinguindo-a com rapidez.

Todos os produtos da empresa *hayashi climatização exaustão ambiental* possuem direitos de propriedade intelectual independentes