Perguntas Frequentes sobre Raios Ultravioletas Germicidas
Os raios ultravioletas são ondas eletromagnéticas que fazem parte da luz.
Os raios UV-C agem no DNA dos microrganismos danificando suas células impedindo a sua replicação.
A destruição de gordura pelos raios UVC ocorre com duas reações químicas.
A primeira é pela fotólise e tem lugar quando a luz UV atinge as cadeias moleculares longas e rompe as ligações duplas, resultando em cadeias moleculares mais pequenas de massa lubrificante.
A segunda é denominada ozonólise em que o ozono gerado pelas lâmpadas continua a reagir com as cadeias mais pequenas de gordura e de graxa vapores a alterá-los quimicamente.
A substância resultante se fixará nos dutos, o que ajuda a eliminar um grave risco de incêndio.
– UV-A (315-400 nm) com propriedades de bronzeamento;
– UV-B (280-315 nm) com propriedades terapêuticas e sintéticas de vitamina “D”;
– UV-C (100-280 nm) com propriedades germicidas.
Bactérias, vírus, esporos, fungos e ácaros são todos sensíveis e eliminados pela radiação UV-C
Cerca de 90% da ondas emitidas pela lâmpadas são invisíveis a olho nu, a pequena parcela que conseguimos visualizar tem o aspecto azulado.
Encontramos na natureza, emitidos pelo sol,entretanto grande parte é bloqueado pela a camada de ozônio que envolve nossa atmosfera.
- Esterilização do ar, eliminando bactérias, vírus, esporos, fungos e ácaros.
- Baixo custo de operação e manutenção.
- Alta eficiência
Sim essa tecnologia já é consagrada mundialmente quando se trata na esterilização de ar, superfícies e água, mas é preciso tomar certos cuidados para não expor diretamente os usuários a essa radiação.
Diversos conselhos,órgãos e organizações mundiais como
OMS, EPA, CDC, ASHRA entre outras.No Brasil além do seu uso ser normatizado pela a NBR 14518-2019 que trata de exaustão e ventilação de cozinhas industriais a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração,Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento importante associação do setor de climatização
recomendam a utilização de sistema com essa tecnologia para tratamento do ar.
Os raios UV-c tem seu uso recomendado para tratamento do ar em:
Indústria Alimentícia;
Tecnologia utilizada em captores e precipitadores UV, esterilizando o ar e eliminando odores do processo de cocção.
Indústrias Farmacêutica;
Utilizado para desinfectar o ar nos ambientes e nas superfícies dos produtos evitando contaminações.
Hospitais e Consultórios;
Sistema de esterilização do ar, eliminando vírus, bactérias ácaros entre outros microorganismos, em sala de espera,centro cirúrgicos e consultórios odontológicos entre outros, além de ser utilizado em cabines de descontaminação e desinfecção de objetos.
Escritórios Corporativos;
Tratamento das linhas e climatização e de renovação do ar, oferecendo um ambiente asséptico.
Além de muitas outras aplicações onde seu uso é consagrado.
Segundo estudos mostram que o tempo de exposição dos microrganismos ao raios UV-c para uma perfeita desinfecção varia entre frações de segundos a segundos.
Vírus, bactérias e fungos suspensos no ar são direcionados para uma unidade de tratamento que possui lâmpadas germicidas de radiação ultravioleta de ondas curtas para o tratamento do ar, a unidade de tratamento pode contar com outros filtros aumentando a eficiência e o poder de esterilização do ambiente.
A unidade de tratamento do ar pode ser integrada a rede de dutos da climatização do ambiente ou ao sistema de renovação do ar, injetando no ambiente um ar de qualidade.
A maioria dos materiais bloqueiam a passagem do UV-C, exceto quartzo, alguns polímeros como o plástico ou derivados de tetrafluoro.Os vidros e outros materiais transparentes anulam ação germicida da radiação da luz, atuando apenas com uma tela.
A exposição aos raios UV-c diretamente deve ser evitada, pois mesmo em curtos períodos podem fazer mal a saúde humana.Deve-se sempre utilizar IPI sempre que for necessário a exposição a essa radiação.