Dampers
Aplicação
O termo Damper tem origem inglesa e vem do verbo “to damp”, que evoca o significado de amortecer. Por aí já é possível compreender a sua função dentro de um sistema de exaustão e ventilação, pois ele fará o “amortecimento” do fluxo de ar.
Ele pode ser utilizado em diversos projetos e sistemas, sendo os principais: ar-condicionado, exastão para cozinhas industriais e ventilação mecânica. A indicação é que o Damper faça parte de todo o projeto de exaustão, ventilação ou climatização dos ambientes.
Assim, as válvulas que compõe o sistema e são destinadas ao controle do ar podendo ser manuais ou automáticas, tudo dependerá da complexidade dos projetos.
Em sistemas de exaustão para cozinhas profissionais existem dampers para finalidades específicas.
Damper de ar
Este é o tipo mais utilizado nos projetos de exaustão, ventilação e climatização, sendo que ele também é conhecido como damper de ar sob pressão. Basicamente, ele trabalha abrindo e fechando de maneira automática e esse processo será feito de acordo com a pressão do fluxo de ar.
Damper Corta Fogo
Esse dispositivo é destinado para isolar algumas áreas caso aconteça algum incêndio no local. Ele não apresenta o mesmo mecanismo dos demais em relação à distribuição de ar, sendo feito apenas para a proteção contra o fogo.
Quando acontece algum acidente que cause um incêndio, o sistema faz a proteção do ambiente por meio do fechamento de uma tampa em chapa com isolamento térmico. O acionamento do sistema de segurança pode acontecer de diversas formas e tudo dependerá do modelo de damper escolhido.
Dampers de sobrepressão
Os dampers de sobrepressão são bastante utilizados em indústrias devido ao seu alto poder de aplicação em instalações industriais e em laboratório. Os dispositivos fazem com que o ar dentro desses ambientes fique respiráveis e seguros para todos os trabalhadores. Todo o processo pode ocorrer de forma automática ou manual.
Características:
Existem dois tipos de dampers, o sistema automático e o manual.
O sistema automático apresenta dispositivos que detectam a necessidade de liberação ou retenção de ar.
Os manuais serão controlados por pessoas preparadas e que entendam seu funcionamento.
Todo o trabalho do damper é baseado na lei da continuidade que está presente na física. Então é feito um cálculo que determinará a vazão e a taxa de renovação de ar, indicando quando será preciso abrir os filtros e fechá-los.
De um modo geral, eles são feitos de aço galvanizado, sendo ideal para serem instalados em paredes e dutos, facilitando o seu uso em diversos tipos de projetos.
Os Dampers fazem parte da Norma ABNT para Sistemas de Exaustão e ventilação de cozinhas industriais.
A Arwek trabalha de acordo com as Normas ABNT