Segurança contra incêndio em cozinhas profissionais
Aplicação
As cozinhas profissionais estão sujeitas a incêndios constantemente. Daí a necessidade da instalação de sistema de extinção de incêndio nas coifas e dutos.
Características:
Quando o incêndio é iniciado, a rede de detecção acusa o ocorrido. O sistema de extinção de incêndio é dotado de um módulo que interrompe a passagem de gás e eletricidade para os equipamentos da cozinha.
Logo em seguida o fogo é debelado com um Agente Extintor Saponificante de base alcalina de forma manual ou automática.
A completa extinção do fogo só é possível porque todo material para cocção que possa provocar o início de um incêndio, animal ou vegetal, líquido ou sólido , contém gordura saturada que, ao entrar em contato com o agente extintor de base alcalina (como o extintor classe K), à altas temperaturas, provoca uma reação, chamada de saponificação.
Essa reação forma uma espuma, que consegue abafar o fogo e conter os vapores inflamáveis e o combustível quente, inclusive evitando a nova ignição de labaredas.
Os estabelecimentos de economia múltipla, shoppings, hotéis, centros comerciais e outros, devem possuir um sistema fixo de extinção de incêndio, conforme a norma IT 38 do Corpo de Bombeiros e a NBR 14518 da ABNT.
Utilizamos sistemas contra incêndio Triplestar da Rotarex, com certificação internacional.
A Arwek trabalha de acordo com as Normas ABNT